sábado, 26 de maio de 2012

O Município de Canindé-CE


O município de Canindé está localizado no Sertão Central do semi-árido nordestino, a uma distância de 120 km de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, possui extensão territorial de 3.218 km² e população estimada de 74.473 habitantes, sendo 27.598 na zona rural e 46.875 na zona urbana, classificando-se assim como município de médio porte, segundo o índice demográfico.

Possui como característica principal o potencial turístico de cunho religioso, abrigando o maior Santuário Franciscano da América Latina e a segunda maior romaria franciscana do mundo. Sua economia está baseada no comércio formal, nas culturas de algodão herbáceo e arbóreo, banana, milho, feijão e mamona, na pecuária: bois, suínos e aves, e no comércio ambulante informal alimentado pela presença de devotos de São Francisco de Assis.

É considerado um município que sofre baixo índice pluviométrico e tem como vizinhas as cidades de Caridade, Paramoti, Santa Quitéria, Itatira e General Sampaio, tornando-se por sua importância e localização geográfica, o município pólo da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 7 e da Coordenadoria Regional de Saúde – 5ª CES.

Os distritos que fazem parte de sua estrutura geográfica são: Salitre, Ipueira dos Gomes, Targinos, Esperança, Iguaçu, Ipú, Monte Alegre, Bonito, Capitão Pedro Sampaio, Vazante do Curu e Caiçara. Em sua sede, o município canindeense conta atualmente com dezoito bairros: Centro, Alto Guaramiranga, Alto do Moinho, Palestina, São Mateus, João Paulo II, Cachoeira da Pasta, Monte, CAN, Esse, Canindezinho, Santa Luzia, Santa Clara, Imaculada Conceição, Boa Vista, Bela Vista e Campinas.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

  • Data de criação: 29/7/1846
  • Vias de acesso: BR-020 e CE-257
  • Gentílico: canindeense
  • Clima: temperatura máxima de 32°C e mínima de 24ºC (médias)
  • Precipitação pluviométrica: 756,1mm (média dos últimos 30 anos)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes